pet-blog

5 motivos para castrar o seu gatinho

5 motivos para castrar o seu gatinho

Todos nós amamos nossos gatos e motivos para isso não faltam: são animais dóceis, inteligentes e incrivelmente carinhosos com seus donos. Queremos sempre o melhor para eles e buscamos isso com todo o esforço, porém devemos tomar cuidados com as informações erradas que recebemos.

É muito comum que pessoas sejam avessas à castração, por ficarem com pena dos felinos em razão da falta de conhecimento. Ao contrário da crendice popular, essa atitude pode ser muito benéfica e contribuir para uma vida muito mais saudável e feliz do seu pet. Pela retirada cirúrgica dos testículos ou ovários, eles podem ter diversos benefícios.

Quer descobrir os principais motivos para castrar o seu gatinho? Confira-os no texto a seguir!

Previne o aparecimento de doenças

Previne o aparecimento de doençasA castração previne o aparecimento de diversas doenças, pois pela retirada dos testículos ou dos ovários o animal terá a sua produção de hormônios sexuais limitada. Eles são fatores que desencadeiam diversos males, entre os quais câncer de útero, de testículo e até de mama (fêmeas castradas chegam a ter 90% menos chances de ter essa doença).

Ajuda no controle populacional

Castrar o seu gatinho ajuda no controle populacional dos felinos, que é um problema muito comum, especialmente nos grandes centros urbanos. Ele evita a gestação de filhotes indesejados ou para os quais o dono não encontra condições financeiras de suportar.

Torna-os mais dóceis e amigos

Torna-os mais dóceis e amigosGatos castrados serão menos agressivos e mais dóceis. Ao contrário da crendice popular, eles não precisam necessariamente engordar após o procedimento e, com a dieta e os exercícios certos, podem se manter em forma por anos a fio. Após a cirurgia, eles também deixam de ter o hábito de miar ininterruptamente quando entram no cio, fazendo com que eles mesmos parem de sofrer e os seus ouvidos também!

Diminui o número de fugas para a rua

Castrar o seu gatinho inibe o interesse sexual do bichano e isso vai diminuir, consideravelmente, as fugas para a rua em busca de fêmeas. Ao mesmo tempo, o número de brigas vai cair bastante ou até zerar, pois na maioria das vezes, esse ímpeto é proporcionado pelos hormônios masculinos. Lutas por regiões ou por fêmeas sexualmente ativas serão coisas do passado.

Possui uma recuperação rápida

Possui uma recuperação rápidaAo contrário do que se pensa, a cirurgia para castrar o seu gatinho não vai fazer com que ele fique de repouso por muito tempo. Para os machos, a retirada dos testículos é mais simples, pois eles são externos e, em apenas poucos dias, já estarão recuperados. Para as fêmeas, que precisam abrir a barriga para retirar os ovários, um pouco mais de uma semana é o suficiente para que estejam com a cicatrização concluída.

Como você pode ver, a cirurgia é muito mais benéfica do que se pensa e castrar o seu gatinho pode trazer diversas vantagens para ele. Se você ama o seu pet e quer deixá-lo mais saudável e mais feliz, converse com o seu veterinário e analise se essa alternativa se encaixa para o seu animal.

Mudou a sua opinião sobre a castração? Conte pra gente nos comentários!