pet-blog

Como saber se seu animal está sentindo dor

Quando nos falta a fala para comunicação nos sentimos impotentes, não é mesmo? Mas a fala possui diversos aspectos um tanto obsoletos, então devemos pensar de outra forma, como podemos expressar nossos sentimentos usando TUDO, menos a fala e  para isso nosso principal instrumento é nosso corpo. Entender sua própria expressão corporal vai te ajudar em como saber se seu animal está sentindo dor.

Apesar de diferentes, gatos, cães e aves demonstram a dor de maneira parecida, assim como nós. Então vamos listar algumas características que temos em comum com nossos companheiros nesse momento que ajuda sempre é bem-vinda, mesmo que eles não nos falem.

Prostração

Quanto você está com dor seu humor fica abalado, nos sentimos desmotivamos, incomodados, isso porque nosso corpo esta apontado para dor, nossos hormônios começam a ser regulados de forma diferente, nosso corpo trabalha para aliviar tanto momentaneamente como definidamente nossas dores, isso nos torna apáticos, quietos, mau-humorados e sonolentos, a prostração é exatamente a soma destes comportamentos, então se notar seu bichano “quietão” demais, observe se ele tem alguns dos sintomas a seguir.

sad 1

 

Sensibilidade

Novamente imagine-se com dor, qualquer dor, em qualquer lugar, se você tocar o lugar, além de um provável grito, você terá a resposta automática de afastar a região dolorida da fonte externa que aumentou a dor, mais didaticamente se alguém aperta o lugar que esta sentindo dor automaticamente você tenta afasta a mão da pessoa do local, em casos de dores de cabeça a sensibilidade é igual porem ocorre quando nos expomos a luz. Dessa forma caso note que seu animal está prostrado, verifique primeiro se ele esta mancando, vou se visualmente algum movimento dele esta alterado, massageio suavemente seu corpo, vá aumentado a “força” da massagem conforme notar que o animal não se sente incomodado, caso note alguma área de maior sensibilidade, você provavelmente encontrou a fonte da dor.

sad 3

 

Alimentação

Quando sentimos dores intensas dificilmente sentiremos fome, em alguns casos podemos até mesmo ter refluxo, para o seu bicho essa é uma boa forma demostrar que está com dor, então redução brusca no apetite e vômitos podem significar que seu companheiro está sofrendo, principalmente se combinado com os sintomas já citados.

sad 4

 

O que fazer?

Sempre que notar dor em seu animalzinho leve-o ao veterinário, você ter diagnosticado dor não significa que diagnosticou o motivo da dor, quase todos os males que podem acometer um animal de alguma maneira o farão sentir dor, então se você quer que ele pare de sofrer, apenas um profissional com os exames, conhecimento e tecnologia corretos saberão o que fazer.

Cat-1

 

 

Muitos animais também vocalizam quando sentem dor, geralmente com sons distintos dos que emitem normalmente, então muitas vezes seu bichinho pode estás de fato falando com você.

 

Por: Redação