pet-blog

Garras dos gatos

As unhas tem diversas utilidades para os felinos. Utilizando suas garras eles exercitam a parte superior do corpo – como ombros e costas -, pegando e segurando objetos. As garras são muito importantes para auxiliar nas corridas e em escaladas. As garras são parte fundamental de um felino, expressam sua personalidade e ajudam na sua interação com o mundo!

Cuidados

cuidadosÉ importante semanalmente verificar as garras dos seus gatinhos para saber a hora de cortar as unhas e também poder observar se elas estão saudáveis.

Na hora de aparar é importante ter alguns cuidados. Somente a parte superior deve ser cortada. Uma leve pressão é feita na patinha, liberando as garras – que são retráteis  – para fora, facilitando o corte. Devem ser utilizados instrumentos específicos para aparar unhas de gatos e tudo deve ser feito com bastante cautela. Para os animais com unhas brancas, o procedimento é mais simples, é só  preservar a parte cor de rosa das unhas. Já para os de unhas com cores escuras, não é possível observar o limite para cortar facilmente, assim o mais indicado é levar em um profissional. Estamos tratando aqui de uma região muito delicada e caso ela seja cortada de forma incorreta pode causar dor no animal.

Ablação

ablacaoAblação, ou onicectomia, é uma série de dez amputações realizadas nas unhas das patas dianteiras de um gato. Esse procedimento não é indicado de maneira alguma, porque nele são retiradas partes fundamentais do corpo do felino. A ablação impede o felino de exercitar sua natureza de forma completa, causando infelicidade e apatia nesse animal. Além disso, o procedimento causa desconforto e uma dor extrema!

Por tantos maleficios comprovados, o Conselho Federal de Medicina Veterinária proíbe esse procedimento desde 2008.

Arranhar!

arranhar2-01Os gateiros precisam aprender que nem sempre arranhar quer dizer agressividade. Além de fazer parte da natureza do seu bichano, arranhar tem algumas funções fundamentais para a vida e o bem-estar dos felinos. Ajuda o gatinho a se exercitar e espreguiçar. Também relaxa e diminui o stress, sendo uma atividade prazerosa e auxilia na retirada das camadas gastas e velhas das unhas. Arranhar faz seu gatinho feliz! E você também, ainda mais se isso for feito no local correto, não é mesmo?

Para isso acontecer é importante providenciar arranhadores, proteger móveis e outras superfícies da casa e cuidar bem das unhas do seu felino.

Sem destruir

semdestruir-01Os gatos não tem nenhum intenção de destruir sua casa. Eles só arranham o que está mais fácil e mais à vista. Por isso é importante que os seus felinos tenham opções para arranhar. Com arranhadores disponíveis e com treinamento, que é importante ser repetido sempre que um móvel novo chegar na casa, os gatos ficarão felizes de exercer sua natureza e você de ver seus movéis preservados. Também é fundamental que o felino tenha muitos estímulos para gastar sua energia, outros brinquedos que o exercitem e, principalmente, atenção para brincar são fundamentais.

As garras são uma parte fundamental da vida e da alegria felina! Nunca um incômodo!