• (11) 3459-0900

Menu Close

O que é enriquecimento ambiental

Muitos tutores têm dúvidas a respeito de como fazer um Enriquecimento ambiental, mas para que possamos explicar de maneira mais aprofundada é necessário primeiro entender qual é o conceito do enriquecimento ambiental.

O enriquecimento ambiental a grosso modo é a modificação ou estruturação do ambiente para estimular comportamentos naturais em animais de cativeiro, auxiliando assim na manutenção da saúde física e mental do animal. Mais cientificamente podemos dizer que o termo enriquecimento ambiental refere-se a modificações e intervenções feitas no ambiente para proporcionar o aumento do bem-estar para os animais que vivem naquele local, por meio de abordagens físicas, sociais sensoriais e nutricionais. (ROCHLITZ 2005)

Arranhador modelo Big Bengal da Cozy Gatos para gatinhos com muita energia.

O enriquecimento ambiental é muito comum em animais de exposição em zoológicos e aquários, por exemplo, porém parece ter sido esquecido de sua importância para os animais que temos em casa. No caso dos gatos vemos hoje que a maioria das casas não fornece um enriquecimento ambiental de qualidade e, quando conversamos com os tutores, vemos que muitos realmente não sabem o que é enriquecimento ambiental, então temos que espalhar essa informação.

Prateleiras Slim Cozy Gatos sendo utilizadas no enriquecimento ambiental.

Fornecer, principalmente de maneira estrutural, um ambiente agradável e que estimule seu gatinho é a principal ferramenta para controle de comportamentos indesejados e de peso. Atualmente, o que verificamos mais faltar nas residências são mobílias que tragam para o gato opções de escolha, onde o gatinho de acordo com sua interpretação pode escolher em qual altura quer repousar, em qual ambiente se sente mais seguro e principalmente formas para se exercitar, uma vez que aproximadamente 25% dos gatos estão obesos (se quiser saber se seu gato esta obeso, clique aqui) considera-se essa a afecção nutricional e metabólica mais comum nas sociedades desenvolvidas (GERMAN 2009).

Considerando o custo benefício do enriquecimento ambiental, comparado com os gastos veterinários que podem ser evitados, acaba sendo investimento relativamente barato. Se considerarmos que proporcionaremos uma vida muito melhor aos nossos bichanos podemos afirmar que o enriquecimento ambiental adequado é NECESSÁRIO para qualquer gatinho, independentemente de sua personalidade.

Quer conhecer mais modelos e ver como você pode deixar sua casa mais confortável para o seu bichano? Clique AQUI

Combinação perfeita de Prateleiras Slim + Arbo da Cozy Gatos

Bibliografia

Gelson Genaro – Gato Doméstico – Comportamento e Clínica Veterinária

GC Guandolini – 2009 – Enriquecimento ambiental para gatos domésticos (Felis silvestris catus L.): A importância dos odores