pet-blog

O que gatos não podem comer?

Recebemos diversas dúvidas em relação a alimentação de gatos, e o caso que mais persiste é a exigência ou falta de interesse do felino pela ração. Temendo uma desnutrição ou mesmo que o gato passe fome, os tutores geralmente acabam errando na alimentação de seu bichano por não saberem o que gatos não podem comer, oferecendo assim alimentos mais atrativos porem muitas vezes de baixo valor nutricional ou até mesmo perigosos.

O que gatos não podem comer?

cat-feeding-table

-Nunca de comida destinada a outros animais.

Alimentar seu gatinho com ração de cachorro, é um erro comum, porém de certa gravidade. Cães e Gatos nem necessidades alimentares completamente diferentes, cães são onívoros (sua base alimentar é composta de carnes e vegetais) já gatinhos são carnívoros, tendo uma necessidade de proteína muito maior. Por mais que seu gatinho mostre interesse pela ração de cachorro, essa alimentação pode causar cegueira, falência renal ou até mesmo a morte do animal, e com certeza ele terá um déficit nutricional.

o que gatos não podem comer?

 

– Restos de comida humana

Nunca divida seu alimento com seu gatinho, vários temperos e gordura, causam diarreia e vômito, por exemplo. E existem comidas que são fatais se ingeridas pelos felinos.

-Ossos

Trata-se de um alimento mineral (cálcio) que alem do risco de perfurações no trato intestinal, o gatinho poderá ter problemas urinários como pedras no canal urinário e rins;

-Cebola e alho

Eles têm dissulfeto de alipropila e alicina, destroem as células vermelhas do sangue (hemácia) deixando o gato anêmico e podendo levar a óbito. Esses temperos, em qualquer forma, são proibidos para seus gatinhos. A ingestão de pouca quantidade acidentalmente não oferece risco, porém mesmo que em quantidade muita baixa mas ingerido frequentemente, levará o animal a uma intoxicação gravíssima.

o que gatos não podem comer?

-Uvas

A ingestão de uva pelo seu gatinho, mesmo em pequenas quantidades, pode causar vômitos e hiperatividade e risco elevado de lesões renais.

-Cafeína.

Dar uma substancia estimulante para qualquer animal é perigoso, inclusive para nós mesmos. Uma pequena quantidade de café pode intoxicar o gato, levando-o aos seguintes sintomas:  agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares e convulsões. A cafeina é encontrada em chocolates, refrigerantes, chás, etc.

o que gatos não podem comer?

-Chocolate.

Assim como para cachorros, o chocolate pode ser letal para gatos. O agente tóxico é a teobromina, e está presente em todos os tipos de chocolate, inclusive bebidas achocolatadas, em diferentes quantidades, sendo em maior quantidade no chocolate amargo.

o que gatos não podem comer?

-Ovo cru.

A ovo cru possui uma proteína (avidina) que age como neutralizante de uma vitamina super importante para o gato (BZ) podendo causar vários problemas de saúde. Além disso, o ovo cru pode conter várias bactérias nocivas.

 – Leite.

Gatos adultos não conseguem processar lactose, logo, por mais que você fale que seu gato gosta muito de leite (e realmente gosta) a ingestão de lactose é bem ruim para para ele. O gato só produz a lactase (enzima responsável pela digestão do leite) até completar 45 dias. A consumo de leite contribui muito para pedras nos rins, também devido ao cálcio.

cat-thief-funny-animal-pictures-36__880

Conclusão

Sabemos o quão difícil e muitas vezes caro é alimentar um gato, porém por mais que pareça que seu gatinho esta gostando muito do alimento que está fornecendo a ele, devemos SEMPRE nos perguntar “O que gatos não pode comer?”. Sempre temos boas intenções, porem por muitas vezes causamos obesidade, calculo renal, anemia, intoxicação, óbito e muitos outros problemas a nosso tão amados gatinhos. Ele se alimentar a anos de qualquer um dos alimentos desta lista não significa que ele seja diferente dos outros, apenas que seu organismo esta se debilitando aos poucos.