Meu gato sumiu, e agora?

Motivos para os gatos fugirem

Seu gatinho sumiu? Confira alguns dos motivos que podem ter levado seu bichano a explorar o mundo lá fora. Gatos que não são castrados podem sair para procurar parceiros e marcação de território, gatinhos que se mudaram recentemente podem tentar encontrar o caminho para seu antigo lar, eles podem estar com poucos estímulos o que os deixa entediados, alguns gatinhos podem fugir por estarem sofrendo maus tratos, mas também muitas vezes eles só estão curiosos para descobrir o que tem atrás dos muros de casa.

Continue reading “Meu gato sumiu, e agora?”

O que é Enriquecimento Ambiental

 

Muitos tutores têm dúvidas a respeito de como fazer um Enriquecimento ambiental, mas para que possamos explicar de maneira mais aprofundada é necessário primeiro entender qual é o conceito do enriquecimento ambiental

Continue reading “O que é Enriquecimento Ambiental”

OUTUBRO ROSA – Clínica Strix alerta para câncer de mama nos animais

OUTUBRO ROSA – Clínica Strix alerta para câncer de mama nos animais

Seguindo as campanhas em combate à doença em humanos, clínica especializada faz exames preventivos em mamíferos

A Strix, clínica veterinária que oferece para cliente e o paciente uma proposta inovadora, confortável e completa de atendimento, lança no mês de outubro a campanha para conscientizar os donos de pets do perigo do câncer de mama nos animais domésticos, como cadelas, gatas e ratas, principais mamíferos afetados pela a doença.

 

strix-3

Em contribuição à campanha Outubro Rosa, mundialmente conhecida por alertar sobre o perigo do câncer de mama dos humanos, a Strix oferece uma orientação completa sobre a importância do exame preventivo, identificação e tratamento da doença nos pets em consultas agendadas na clínica.

 

Assim como na medicina humana, a causa do câncer em pets não tem uma única origem, porém já é comprovado que alguns fatores podem aumentar as chances dos animais terem câncer nas mamas, como o uso de meios contraceptivos (injeções de hormônio utilizadas para não engravidar, comumente utilizadas em cadelas e gatas não castradas). Estudos provam que a castração antes do primeiro cio pode diminuir as chances de desenvolvimento de tumores de mama em até 89% para as cadelas e superior a 95% para as gatas.

strix-1

 

Para evitar a doença, além da castração é importante fazer avaliações periódicas com o médico veterinário especializado. Os donos de pets também podem criar uma rotina de contato e palpação dos pets. Nos momentos em que o animal estiver relaxado em casa, sempre que possível, deve aproveitar e investigar se há pequenas bolinhas (nódulos) ou algo anormal no animal.

 

Os principais sintomas são: dores, inchaço ou aumento das mamas; presença de secreções nas mamas (cadelas que tem gravidez psicológica com frequência); caroços na região das mamas ou próximo a ela.

 

A respeito do exame preventivo de mamografia, diferentemente de como é realizada nas mulheres, não é utilizada em cadelas e gatas como um dos meios de diagnóstico. A identificação, na maioria dos casos, é realizada por meio da palpação de toda a cadeia mamária, que deve ser feita minuciosamente por um veterinário.

 

Assim que ocorre a identificação do tumor, o paciente passa por uma triagem de exames (ultrassom de abdome, raio-x de tórax e exames de sangue) e de maneira geral são encaminhadas para a “Mastectomia”, cirurgia para retirada, parcial ou total, da cadeia mamária.

 

Os tratamentos são similares aos utilizados nos humanos, sendo que alguns pacientes serão encaminhados para quimioterapia, como tratamento adjunto à cirurgia.

 

Felinos

O que se sabe é que embora seja menos frequente nas gatas, quando elas o têm, na maioria das vezes, são malignos e necessitam de um tratamento rápido e intenso, na tentativa de diminuir as chances de metástases, que é a disseminação do câncer para outros órgãos.

 

Clínica Strix

A Strix Clínica Veterinária Especializada, dos sócios Dra. Vanessa Ferraz, Daniel Ferraz e Simone Ferraz, abriu sua primeira unidade em São Paulo em 2015, com uma estrutura moderna e profissional que reúne atendimento especializado, cirurgias das mais simples às mais complexas, uma gama completa de exames em laboratório próprio, além de uma equipe multidisciplinar. A Strix é uma clínica veterinária focada em prevenção e também recuperação, além de prover todos os serviços relacionados à saúde dos animais de estimação, com o máximo de excelência e carinho.

strix4

A clínica possui uma estrutura completa, com equipamentos de última geração, que inclui dois centros cirúrgicos, três consultórios, laboratório próprio, centro de tratamento e centro de reabilitação. Com o objetivo de atender seus pacientes de forma completa, a Strix também oferece desde consultas gerais e preventivas, atendimento com especialistas conceituados em diversas áreas, como ortopedistas, dermatologistas, endocrinologistas, cardiologistas, nutrólogos, odontologistas, especialistas em animais silvestres, reprodução assistida e tratamentos complementares, como fisioterapia e acupuntura, entre outros. Em todas as etapas do tratamento, o pet é atendido e acompanhado sempre pela mesma equipe, o que permite a criação de um laço de confiança e conforto para o paciente e seu proprietário, assegurando, desta forma, a excelência em todos os tratamentos realizados na Strix.

 

Strix – Clínica Veterinária Especializada

Endereço: Av. Professor Vicente Ráo, 1275 – Jardim Petrópolis.

Tel. (11) 3589-4938/ 3589-4939

Email: atendimento@clinicastrix.com.br

Horário de atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 22h – Sábado das 9h às 18h.

www.clinicastrix.com.br

www.facebook.com/StrixVET

@Strixvet

Estão envenenando os animais na minha rua, o que fazer?

É muito comum relatos de animais envenenados em quase todas as cidades do Brasil, em alguns casos as pessoas fazem por medo (caso dos animais de Boa Vista por exemplo), mas na maioria das vezes são pessoas que pertencem ao crescente grupo que não consegue enxergar 5 centímetros além do seu próprio umbigo. De uma vez por todas devemos entender que independente das suas crenças ou convicções NADA te da o direito a acabar com a vida de outro ser, QUALQUER SER! Nem você nem ninguém da sua família é mais significante para o planeta do que um besouro rola bosta. Entendermos nossa insignificância perante ao todo é compreender e respeitar tudo que nos rodeia. Pare para refletir apenas por 5 minutos, pense em todas as mazelas que o mundo vem passando (se você tiver dificuldade para isso ou acha que as únicas mazelas do mundo são “problemas políticos”, cê ta bitolado ou alienado).

.

.

.

Pensou?

TODAS as mazelas são criadas por nós, inclua-se sem medo nesse pacote, nosso impacto no planeta, na sociedade e na vida de todos os seres é absurdamente negativo, então você ser um pai bacana, uma empresária bem sucedida, um filho amoroso não muda o fato de você estar olhando apenas para seu umbigo.

Bom, esse pequeno trecho era apenas para causar um pouco de reflexão, sem nenhuma conclusão ou verdades absolutas a respeito do problema. Agora, esperamos ter causado a reflexão, vamos ver quais possíveis ações que podemos ter para inibir o envenenamento de animais:

1.Tirar os animais da rua e dos quintais que permitam que pessoas arremessem objetos;

Sem idealismo, é nosso dever proteger os animais, principalmente quando a situação de risco é gerada por nós mesmos. Não é legal ou fácil fazer isso, mas é necessário para que mantenhamos os animais vivos.

2. Socorrer os animais que já foram envenenados;

Para saber mais CLIQUE AQUI.

3. Organização regional;

Converse com seus vizinhos, organize um evento, uma pequena manifestação, isso mostrará ao criminoso que ninguém está do lado dele.

4. Denuncie;

Saiba como denunciar aqui!

4. Distribua Panfletos;

Deixaremos aqui o modelo do panfleto, entregue pessoalmente para a vizinhança explicando do que se trata. No panfleto indique quais são os crimes e penalidades para maus-tratos e as opções para pessoas que não gostam de animais. É importante que exista o dialogo com a pessoa que você está entregando o panfleto, o agressor se sentira acuado.

frente verso

 

BAIXE AQUI A VERSÃO EM PDF: panfleto-frente-e-verso

Como salvar um animal envenenado

Este é um post RÁPIDO para quem está tentando salvar um animal que foi envenenado. Em outra ocasião faremos uma matéria mais completa, aqui é para consultas de emergência!

Continue reading “Como salvar um animal envenenado”