Como saber se seu animal está sentindo dor

Quando nos falta a fala para comunicação nos sentimos impotentes, não é mesmo? Mas a fala possui diversos aspectos um tanto obsoletos, então devemos pensar de outra forma, como podemos expressar nossos sentimentos usando TUDO, menos a fala e  para isso nosso principal instrumento é nosso corpo. Entender sua própria expressão corporal vai te ajudar em como saber se seu animal está sentindo dor.

Continue reading “Como saber se seu animal está sentindo dor”

Cuidados e curiosidades sobre o Hedgehog

Cuidados e curiosidades sobre o Hedgehog

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Erinaceomorpha
Família: Erinaceidae
Gênero: Atelerix
Espécie: Atelerix albiventris

Nome Popular: Ouriço-Pigmeu-Africano (Hedgehog)

Cuidados e curiosidades sobre o Hedgehog

Hoje vamos falar de um pet cuja popularidade vem crescendo muito nos últimos anos, trata-se do Ouriço-Pigmeu-Africano. Embora esse simpático animal seja chamado, às vezes, de porco-espinho, trata-se na verdade, de um ouriço, como o próprio nome diz. Vamos então, aos cuidados e curiosidades sobre o Hedgehog.

Esses pequenos mamíferos são originários da África, mais precisamente da África sub-sahariana, são solitários, noturnos e, em seu habitat natural alimentam-se de plantas, raízes, pequenos insetos e vertebrados, moluscos, vermes e até aracnídeos. Devido a esse vasto – e perigoso – cardápio, os ouriços possuem imunidade às toxinas presentes em alguns de seus alimentos, como por exemplo, aracnídeos.

São animais que encontram-se em voga no mercado pet, não à toa, se adaptam bem em cativeiro e, quando bem instruídos, aprendem a usar a caixa de areia e podem viver soltos dentro das casa e/ou em seus quintais, além de ficarem extremamente dóceis.

hedgehog_baby_with_mother-600x400

No entanto, os cuidados com esses pets são rigorosos, sendo necessário limpar as fezes e urina diariamente, dar banho e secar muito bem com secador frio e, principalmente, dar muito carinho para que eles não se tornem ariscos. Vale lembrar que, embora sejam domesticáveis os ouriços, possuem um método de defesa bem semelhante aos tatus-bolas, quando ameaçados, eles se curvam e ficam parecendo uma bolinha de espinhos. Porém, esses espinhos não se soltam e nem são duros o suficiente para furar a pele, mas incomodam predadores, pois pinicam.

Embora sejam encontrados à venda em diversas páginas on-line, o comércio desses animais é proibido no Brasil, além de se tratar de uma espécie exótica, facilmente adaptável ao clima do nosso país, ou seja, a soltura e/ou fuga desses animais, pode trazer problemas à nossa fauna.
hedgehog
Ah sim! Muitos de vocês, que estão lendo esse texto, devem se lembrar de um antigo joguinho, cujo personagem principal se chamava Sonic – The Hedgehog, que citei no primeiro parágrafo. Assim como eu, acredito que muita gente chamava esse personagem de porco-espinho. Agora, sabemos que, na verdade, se trata de um ouriço…

…arruinaram nossas lembranças de infância.

Cuidados e curiosidades sobre o Hedgehog

Bibliografia:

The Pygmy Hedgehog – a Perfect Pet, de Bryan Smith e Sharon Massena, Bear Tree Enterprises, Melbourne, Florida

http://hedgehogcare.org/

Texto: Eric Yabiku