pet-blog

Você sabia que seu gato pode pegar gripe?

Espirro, prostração, secreção nasal, febre, esses sintomas nos são comuns, não é mesmo? São os sintomas que seres humanos apresentam quando “estão gripados”, mas você sabia que seu gato pode pegar gripe?

Não exatamente a mesma gripe que você, alias a gripe felina não é transmitida para outros animais nem para seres humanos, assim como a nossa gripe não é transmitida para os gatinhos. Os principais vírus que podem causar a gripe nos bichanos são o Herpesvirus e o Calicivirus e também as bacterias Bordetella Brochiseptica e Clamydophila Felis. A gripe felina na verdade é um conjunto de sintomas que podem estar relacionados a vários agentes causadores (assim como seres humanos tem diversos vírus para a gripe tradicional), por isso sempre que perceber esses sintomas no seu gatinho leve-o ao veterinário para que seja diagnosticado e tratado corretamente.

Você sabia que seu gato pode pegar gripe?

Transmissão

Principal meio de transmissão é quando em contato com gatinhos já infectados(que podem não apresentar qualquer sintoma), porém pode também ser um processo alérgico ou então pelo próprio ambiente.

Você sabia que seu gato pode pegar gripe?

Prevenção

A única forma eficaz de prevenir que seu gatinho pegue a gripe é mantendo-o sempre vacinado! Porém, evitar condições de estresse, acesso a rua e frio também auxiliam bastante.

Você sabia que seu gato pode pegar gripe?

Sintomas

Além dos sintomas já citados na matéria, o quadro da gripe felina pode ir se agravando, atacando o sistema respiratório do gatinho, podendo evoluir para uma Rinotraqueite, ataca também seus olhos e boca, quanto mais a doença avança mais debilitado o gatinho fica e maiores são as chances de danos permanentes, como cegueira e um possível óbito.

Você sabia que seu gato pode pegar gripe?

Caso identifique estes sintomas no seu bichano deve leva-lo ao veterinário, que fará os devidos exames e caso seja constatada a doença, entrará com antibióticos, dependendo da gravidade e estagio da doença uma possível internação para reposição de fluidos, inalação etc… Por isso a importância de levar seu gatinho ao veterinário tão logo identificar os sintomas.

Ambiente

Gatinhos que passam por elevados níveis de estresse, meses mais frios (inverno), gatinhos com ferimentos graves ou em recuperação, filhotes e gatinhos debilitados em geral tendem a ter estes sintomas, isso porque o Herpesvirus depois do contagio ficará no organismo do gatinho até o fim de sua vida, podendo ou não causar a manifestação da gripe, gatinhos debilitados ou em qualquer condição extrema tem seu sistema imunológico muito afetado, o que facilita muito para o surgimento da doença.

Você sabia que seu gato pode pegar gripe?

 

Essa matéria não tem intuito cientifico ou veterinário, nossa intenção é alertar para alguns sintomas e condições que todo dono de gatos deve observar.

 

Redação Familia4Patas